PORQUE DEVEMOS DOAR SANGUE

PORQUE DEVEMOS DOAR SANGUE

No Brasil1,8% da população doa sangue, número que está dentro dos parâmetros de pelo menos 1% da taxa populacional, entretanto, está longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 3% da população.

.

O habito de doar sangue é muito pessoal, muitas pessoa querem doar, mas por motivos diversos acabam não o fazendo, a doação muitas vezes é uma ação de momento, quando um amigo ou familiar precisa, seja por motivo de saúde, vai passar por uma cirurgia pós exames ou sofreu um acidente, em qualquer situação temos uma reação de mobilizar parentes e amigos, pedir nas redes sociais e nos meios de comunicações (rádios e canais de televisão), onde dependemos do sentimentalismo das pessoas.

.

Por isso é muito importante a conscientização, o sangue é insubstituível, ainda não existe nenhum tipo de medicamento que possa substitui-lo, quem precisa de sangue só consegue graças à generosidade de quem doa.

.

No Brasil não temos uma política educacional de preparar o doador desde criança, não construímos o doador do futuro, é preciso trabalhar na sociedade, formareste doador, através de campanhas educacionais permanentes.

.

As ações de divulgação e conscientização buscam mostrar as pessoas, como é muito importante que a doação de sangue seja regular, pois nas épocas de frio, calor, feriados prolongados e férias escolares, as doações caem, afetando os estoques dos hemobancos, o sangue doado sempre tem utilidade, nunca sobra, pelo contrário, faz falta, muita falta.

.

A baixa no estoquede sangue de um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos, um paciente que faz quimioterapia, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento, já os pacientes internados ou com cirurgias programadas correm o risco de não poderem realizar os procedimentos, (cirurgias cardíacas, transplantes de rim, de fígado, de medula óssea), entre outros que necessitam de sangue e de plaquetas.

.

Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue, em uma doação são coletados no máximo 450 ml, ou seja, é menos de 10%, não vai fazer falta e o organismo se recompõe rapidamente.

.

Quem deseja doar sangue passa por uma avaliação prévia no ambulatório do banco de sangue, que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos para a doação, essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.

.

Em certas épocas do ano, como no período de férias escolares, feriados e mudança de estação, as doações costumam diminuir, o que ocasiona uma baixa nos estoques de sangue no Brasil, por isso a um reforço nas campanha nesse período, para incentivar e fortalecer as doações.

Por favor, insira seu nome.
Por favor, escreva sua mensagem.
"Doar Sangue é um ato de amor"
+