ESTATÍSTICAS, DUVIDAS E CURIOSIDADES

É INTERESSANTE VOCÊ SABER

No Brasil, cerca de 3,5 milhões de pessoas realizam transfusões de sangue anualmente, o sangue é essencial nos atendimentos de urgência, nas cirurgias de grande porte e nos tratamentos de doenças crônicas e cânceres, existem no país 27 hemocentros e 500 serviços de coleta.

.

O perfil dos doadores de sangue se manteve equilibrado ao longo dos últimos anos, no total de doadores de sangue no Brasil, os homens correspondem a 60% das doações e as mulheres correspondem a 40% das doações, já o maior percentual de doadores está na faixa etária a partir dos 29 anos e representam 58% do total dos doadores, enquanto as pessoas de 16 a 29 anos representam 42% do total de doadores.

.

Por que o limite é de 450 ml de sangue por bolsa?  Devido ao volume de anticoagulante presente na bolsa, o que é padronizado para anticoagular no máximo esse volume de sangue.

.

Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue doado? A reposição do volume de plasma ocorre em 24 horas e a dos glóbulos vermelhos em 4 semanas, entretanto, para o organismo atingir o mesmo nível de estoque de ferro que apresentava antes da doação, são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres, esses são os intervalos mínimos entre as duas doações de sangue.

.

Intervalo Mínimo entre as doações:

Os Homens podem doar sangue de 60 em 60 dias (no máximo 4 vezes ao ano) e as Mulheres podem doar sangue de 90 em 90 dias (no máximo 3 vezes ao ano).

.

Como é a doação de Sangue? Ao chegar ao banco de sangue, é feito um cadastro, em seguida o interessado em doar será submetido ao teste de micro hematócrito (para verificar se o doador está com anemia), também são feitas verificações dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura), e avaliações clínicas. 

.

Não havendo problemas, a pessoa está habilitada a doar, depois da doação é oferecido um lanche que deve ser ingerido no local, e em seguida o doador é liberado.

.

Doar sangue é seguro?  Sim, todo material utilizado é descartável, de uso único e não oferece qualquer risco ao doador.

.

Posso ficar Doente ou pegar uma doença?  Não, todos o procedimento é seguro, os matérias são descartáveis e o doador não tem contato com ninguém.

.

Pode ocorrer alguma reação adversa? Durante a doação e até 24 horas após, podem ocorrer algumas reações adversas, como Hematoma no local da punção, formigamento de mãos e pés, suor, vômito, turvação visual, sensação de desmaio, podendo a chegar ao desmaio e raramente convulsão, algumas dessas situações estão relacionadas a uma má alimentação, stress, ansiedade ou uma noite mal dormida.

.

Depois de doar sangue: Tome bastante liquido, não fume por duas horas, evite bebidas alcoólicas, evite esforços físicos, e só deixe o banco de sangue se estiver se sentindo bem, sempre após a doação é disponibilizado um lanche com suco, para que o seu organismo se mantenha bem e comece a repor o sangue doado.

.

O que acontece com o sangue doado?  Após a doação, o sangue é encaminhado para fracionamento, onde é dividido em até quatro hemocomponentes, as amostras serão encaminhadas para a realização de exames exigidos por lei (Tipagem ABO e RH), pesquisa de anticorpos irregulares e hemoglobina S, pesquisa de doenças infecciosas (HIV, Hepatites B e C, Doença de Chagas, Vírus HTVL I/II e Sífilis).

.

Para onde vai o sangue?  O sangue depois de coletado, passa pelos procedimentos e testes exigidos, fica estocado e só então é utilizado nos hospitais.

.

Quando vou receber os resultados?  Os resultados dos exames, bem como a carteira de doador (a) são liberados após sete dias úteis, caso não tenha nenhuma alteração.

Porque nem todo mundo pode doar sangue? Qualquer pessoa pode doar sangue, mas são necessários certos procedimentos durante a seleção nos Hemocentros ou Bancos de Sangue.

.

É Interessante você saber que:

  • A doação de sangue não traz risco à saúde, mulheres em período menstrual podem doar sangue, desde que não estejam sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo intenso.
  • Que doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre.
  • O sangue não engrossa e não afina.
  • Devemos nos alimentar antes da doação, porque em jejum não se doa sangue.
  • Doar sangue é indolor, rápido e não enfraquece a pessoa, o sangue retirado se recompõe rapidamente pelo próprio organismo do doador.
  • Quatro é o número de vidas que podem ser salvas com cada doação de sangue.
  • O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto.
  • Pessoa com boa saúde, entre 16 e 69 anos de idade (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), menores de idade com autorização e documentos específicos, disponibilizados no site da Pró-Sangue, com mais de 50kg de peso, pode se candidatar para ser doadora de sangue.
  • O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml / kg de peso para as mulheres e 9 ml / kg de peso para oshomens, o volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml ± 50 ml, aos quais podem ser acrescidos até 30 mlpara realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.
  • Doando sangue você não ganha nem perde peso.
  • A doação de sangue não oferece ao doador nenhum risco de contrair doenças infecciosas. Portanto, você não corre riscode contrair AIDS ou Hepatite com a doação de sangue.
  • Cinco são as etapas para uma doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste deanemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto-exclusão, doação propriamente dita e lanche pós- doação.
  • Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.
  • O sangue doado é testado para seis doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatite B, Hepatite C, HIV, HTLV,Sífilis e doença de Chagas.
  • Plasma é a parte líquida do sangue e corresponde a cerca de 55% do seu volume, os outros 45% do volume do sangue são representados pelas células: glóbulos vermelhos, plaquetas e glóbulos brancos.
  • Glóbulos vermelhos ou hemácias são células que têm a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos egás carbônico dos tecidos para os pulmões. São essas células que dão a cor vermelha ao sangue.
  • Plaquetas são pequenos fragmentos celulares cuja função é ajudar na coagulação do sangue, evitando sangramento emexcesso.
  • Glóbulos brancos ou leucócitos são células responsáveis pela defesa do organismo contra infecções.
  • Todas as células do sangue são produzidas na medula dos ossos, principalmente nos ossos chatos.
  • Uma unidade de sangue total doado pode ser fracionada em concentrado de hemácias, plasma, concentrado de plaquetas e crioprecipitado.
  • A validade de um concentrado de hemácias varia de 35 a 42 dias.
  • A validade de um concentrado de plaquetas é de apenas 5 dias.
  • A validade de uma unidade de plasma varia de 1 a 5 anos.
  • Aférese é um tipo especial de doação que permite a coleta de apenas um componente do sangue.
  • Pela técnica de aférese é possível doar separadamente plasma, plaquetas, leucócitos ou hemácias.
  • Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil.
  • De cada 10 candidatos à doação de sangue que comparecem na Fundação Pró-Sangue, 8 estão aptos para doar e doisestão temporária ou definitivamente inaptos para doar.
  • Anemia é a principal causa de inaptidão à doação de sangue na Fundação Pró-Sangue.
  • Para o homem, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhosem aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas.
  • Para a mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas, os glóbulos vermelhos emaproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas.
  • A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano.

.

Fonte: http://www.prosangue.sp.gov.br/duvidas/Default.aspx

"Doar Sangue é um ato de amor"
+