ENTENDA COMO SÃO IMPORTANTES AS CÉLULAS TRONCO

POR DENTRO DAS CÉLULAS E SEUS BENEFÍCIOS

Essas células têm três características distintas:

  • Elas conseguem se auto reproduzir, duplicando-se e gerando duas células com iguaiscaracterísticas.
  • Elas conseguem diferenciar-se, dando origem a diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos.
  • Elas conseguem diferenciar-se, transformando-se em diversas células de outros tecidos da mesma origem evolutiva.

.

.

Veja um exemplo:  A célula-tronco Hematopoética, que se localiza na medula óssea e é responsável pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas), esta é a célula que efetivamente substituímos quando realizamos um transplante de medula óssea, as células-tronco da medula podem ser coletadas, preservadas por congelamento eposteriormentedescongeladas e utilizadas no tratamento.

.

Quem se Beneficia do Transplante de Medula Óssea? O transplante de medula óssea é uma modalidade de tratamento indicada para doenças relacionadas com a fabricação de células do sangue e com deficiências no sistema imunológico, os principais beneficiados com o transplante são pacientes com leucemias originárias das células da medula óssea, linfomas, doenças originadas do sistema imune em geral, dos gânglios e do baço, e anemias graves (adquiridas ou congênitas).

.

Outras doenças, não tão frequentes, também podem ser tratadas com transplante de medula, como as mielodisplasias, doenças do metabolismo, doenças autoimunes e vários tipos de tumores.

"Doar Sangue é um ato de amor"
+