Doação de Sangue Curitiba. Para receber a certificação que garante os descontos, o voluntário deve realizar três doações no período de um ano

SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE CURITIBA

Garantir 50% de desconto em eventos esportivos e culturais, além de ganhar um dia de folga no trabalho, esses foram benefícios recebidos por 3.796 pessoas de todo o Paraná que receberam a certificação de doadores de sangue em 2016, no entanto, especialistas alertam para o perigo que a doação buscando apenas benefícios traz, já que, para consegui-los, algumas pessoas podem esconder situações de risco e causar sérios danos à saúde de quem precisa de transfusões.

.

Para receber a certificação que garante os descontos, o voluntário deve realizar três doações no período de um ano em qualquer banco de sangue do Paraná, 7 (sete) dias após a terceira coleta, o doador pode retirar o documento nos mesmos locais onde realizou a doação e de acordo com a lei estadual 13.964/2002.

.

No entanto, essa não pode ser a única razão a levar uma pessoa a doar e que a ação deve ser realizada com responsabilidade e consciência, principalmente no momento de preencher a ficha de triagem, em que são respondidas cerca de 30 perguntas a respeito das condições de saúde do candidato.

.

Na tentativa de evitar a transmissão de doenças, as coletas realizadas mensalmente no Paraná passam por exames rigorosos, a tecnologia utilizada é avançada e, nos últimos anos, não foi registrada nenhuma contaminação no Paraná, mas existem infecções que precisam de um período de tempo específico para se manifestarem no organismo até serem detectadas, devido a essa janela imunológica, é importante ser totalmente honesto e correto na triagem clínica.

.

Caso a pessoa seja considerada inapta, o avaliador explicará o motivo e também deixará claro se a situação é temporária ou definitiva, já o doador que estiver apto assinará um termo de consentimento e será encaminhado para a sala de coleta, com isso, poderá salvar até quatro vidas em cada doação.

.

Benefícios: Para conseguir a certificação que garante a meia-entrada no cinema, por exemplo, não basta doar sangue uma única vez, a certificação que garante o benefício é diferente da carteirinha, recebida logo na primeira coleta, essa carteirinha apresenta apenas o tipo sanguíneo do doador e sua sorologia, enquanto o certificado emitido após a terceira doação lhe dá o direito de receber descontos em eventos, existem casos em que a própria carteirinha acaba sendo aceita, mas a lei solicita o certificado emitido após três coletas de sangue, o certificado tem validade de um ano e, para renová-lo, basta realizar mais duas doações.

.

Outra vantagem conferida aos voluntários é o dia de despensa do trabalho garantido pela Lei Federal 1.075/1950, para utilizar a folga, é necessário solicitar a declaração de comparecimento ao banco de sangue.

.

Em Curitiba, é possível realizar a coleta em seis locais, que funcionam em horários diferenciados, conheça todos eles e escolha o mais próximo de você.

VOLTE A PÁGINA INICIAL

Fonte:

http://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/beneficios-nao-devem-ser-as-unicas-razoes-para-doar-sangue-alerta-hemepar-78l2emekprjzitdttj6oke7y8

Doação de Sangue Curitiba - Benefícios na Doação de Sangue

Doação de Sangue Curitiba

"Doar Sangue é um ato de amor"
+